News

Conferência Prime Yield destaca a necessidade de padronização do mercado imobiliário

Conferência

O Brasil cada vez mais é destino preferencial de investimentos em diversos segmentos da área imobiliária e, por isso, é fundamental que esteja dentro dos padrões internacionais de normas para a avaliação e comercialização dos imóveis. O tema foi apresentado na Conferência Prime Yield, que ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 26, na sede do Secovi-SP, durante a Missão Empresarial Ibérica, promovida pela Vida Imobiliária.

José Antonio Santos, diretor da Prime Yield, disse que a globalização, a expansão dos mercados e a internacionalização dos investimentos imobiliários requerem uma igualdade na linguagem financeira, econômica e na área da engenharia, com a finalidade de que os imóveis sejam avaliados sob uma mesma base, sem haver distorções. “Essa padronização também é uma ferramenta de auxílio e garante segurança aos principais players do mercado. A inexistência de fronteiras no mundo dos negócios requer um conhecimento único, para que a comparação entre os bens siga uma igualdade. Sendo o investimento um negócio internacional, as empresas têm portfólio em todo mundo e precisam de uma base de avaliação”.

Santos citou como exemplo a forma como os balanços contábeis das empresas precisam ser apresentados de modo semelhante em todos os países. Já os imóveis são tratados de maneira mais específica, pois eles são os bens dados como primeira garantia nos negócios.

O evento contou com a presença António Raposo Subtil e Pedro Gaivão, do escritório português Raposo Subtil & Associados, que apresentaram a experiência européia e exemplificaram como podemos aproveitar as práticas já implementadas com sucesso em outros países para contribuir com o cenário imobiliário nacional.

No debate também estiveram presentes Luiz Antonio de França, presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); Carla Safady, da Comissão de Investimentos Imobiliários da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar); Arthur Parkinson, vice-presidente de Mercado de Capitais do Secovi-SP; e José António de Mello, da Selecta SGFII.

Prime Yield. We Value your Future. RICS